Bem-vindo ao Centro de Ajuda da oficina Carreto's!
Aqui, pode encontrar todas as informações para tornar sua experiência connosco o mais simples e transparente possível. Desde o agendamento do seu serviço, até questões sobre garantias, orçamento de serviços e pagamentos, estamos aqui para esclarecer todas as suas dúvidas.
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Perguntas frequentes
O que é o Livro de Manutenção Digital Mercedes (DSB)?
Saiba o que o Digital Service Booklet (DSB) tem para lhe proporcionar:
O Digital Service Booklet (DSB) documenta de forma exata e confiável os serviços de manutenção e reparação realizados nos veículos Mercedes-Benz dos seus Clientes, e está disponível on-line através do Portal da Mercedes.
E o melhor: todos os registos de serviço, incluindo dados sobre o serviço e manutenção realizados, são gravados e mantidos com total segurança na base de dados central do Fabricante, disponível durante toda a vida útil do veículo.
As suas vantagens
O Digital Service Booklet (DSB) documenta de forma exata e confiável os serviços de manutenção e reparação realizados nos veículos Mercedes-Benz dos seus Clientes, e está disponível on-line através do Portal da Mercedes.
E o melhor: todos os registos de serviço, incluindo dados sobre o serviço e manutenção realizados, são gravados e mantidos com total segurança na base de dados central do Fabricante, disponível durante toda a vida útil do veículo.
As suas vantagens
- Registo digital totalmente gratuito de todos os serviços de manutenção e reparação realizados nos veículos
- Possibilidade de disponibilizar ao Cliente o respetivo documento que certifica a realização do serviço de manutenção e reparação pela sua Oficina
- Visão geral dos serviços de manutenção e reparação realizados, desde que registados no Digital Service Booklet (DSB), com total transparência das informações associadas ao respetivo veículo
- A informação está permanentemente disponível para qualquer Oficina com acesso a esta ferramenta, com total comodidade e segurança, mesmo em caso de perda do Livro de Manutenção físico do veículo.
- Mantem igualmente o valor do veículo no contexto da comercialização de veículo usado.
Perco a garantia de fábrica ou extensão de garantia ao confiar a assistência do meu Mercedes ou AMG ás oficinas Carretos Group?
Não, a garantia de fábrica não se altera ao realizar serviços nas oficinas Carretos Group.
A Comissão Europeia publicou o Regulamento 461/2010, de 27 de Maio, que traz 2 grandes avanços na defesa do consumidor:
Esta alteração traduz-se na livre escolha do consumidor e na competitividade efetiva no mercado automóvel do pós-venda no qual a Carretos Group está Inserida.
Este regulamento consagra o direito dos consumidores escolherem onde fazem a assistência pós-venda dos seus veículos e no direito das oficinas independentes a darem assistência e repararem veículos novos sem colocar em causa a garantia do fabricante.
CUMPRIMENTO DO REGULAMENTO 461/2010 PELAS OFICINAS CARRETOS GROUP
O Regulamento 461/2010 determina que as peças utilizadas em cada intervenção têm de ser de qualidade original ou equivalente e todas as recomendações do fabricante têm de ser cumpridas.
Na Carretos cumprimos rigorosamente estas recomendações
Desta forma, nós utilizamos nas nossas oficinas essencialmente o sistema informático B2BConect disponibilizado pelo fabricante Mercedes-Benz aos operadores independentes, que inclui entre outros os programas de Literatura técnica e catálogo on-line para identificação de peças oficiais e que nos permite realizar todas operações associadas à manutenção automóvel sem perda da garantia de origem.
A Comissão Europeia publicou o Regulamento 461/2010, de 27 de Maio, que traz 2 grandes avanços na defesa do consumidor:
- Garante a livre escolha da oficina de reparação para a manutenção automóvel pelo consumidor, mesmo durante o período de garantia;
- Obriga os construtores automóveis a fornecer todas as informações das características técnicas dos veículos, bem como as peças necessárias para a sua reparação.
Esta alteração traduz-se na livre escolha do consumidor e na competitividade efetiva no mercado automóvel do pós-venda no qual a Carretos Group está Inserida.
Este regulamento consagra o direito dos consumidores escolherem onde fazem a assistência pós-venda dos seus veículos e no direito das oficinas independentes a darem assistência e repararem veículos novos sem colocar em causa a garantia do fabricante.
CUMPRIMENTO DO REGULAMENTO 461/2010 PELAS OFICINAS CARRETOS GROUP
O Regulamento 461/2010 determina que as peças utilizadas em cada intervenção têm de ser de qualidade original ou equivalente e todas as recomendações do fabricante têm de ser cumpridas.
Na Carretos cumprimos rigorosamente estas recomendações
- só utilizamos peças homologadas pelos fabricantes
- os óleos utilizados cumprem as normas exigidas pelos mesmos.
- as pastilhas de travão cumprem o regulamento ECE-R90 sobre amianto.
Desta forma, nós utilizamos nas nossas oficinas essencialmente o sistema informático B2BConect disponibilizado pelo fabricante Mercedes-Benz aos operadores independentes, que inclui entre outros os programas de Literatura técnica e catálogo on-line para identificação de peças oficiais e que nos permite realizar todas operações associadas à manutenção automóvel sem perda da garantia de origem.
Quais são as vantagens do novo Regulamento para as Oficinas Multimarca?
As 8 vantagens mais importantes do novo regulamento para as oficinas independentes multimarca são as seguintes:
Fonte: Jornal das Oficinas
- Não se perde a garantia do veículo por se fazer a sua manutenção fora dos serviços oficiais da marca, desde que sejam respeitadas as operações preconizadas pela marca (construtor) no seu livro de revisões periódicas;
- A oficina independente pode e deve carimbar ou registar on line no livro das revisões periódicas do veículo, cada serviço de revisão executado por esta para que fique coberto pela garantia do construtor, embora não tenha feito a revisão num concessionário da marca;
- Não se perde a garantia do veículo por se fazerem reparações, fora das oficinas oficiais, não cobertas pela garantia (ex: faróis partidos, amolgadelas na chapa, etc.);
- Todas as oficinas independentes ou concessionários de marca podem utilizar peças da marca do carro ou de outra marca, para qualquer tipo de reparação;
- As reparações por defeito de fabrico, nos veículos em garantia, serão feitas na oficina indicada pelo construtor do automóvel, seguindo-se assim o espírito do Regulamento que se baseia no mote "Quem paga, manda";
- O construtor deve responsabilizar-se pelas reparações cobertas pela garantia mesmo que o cliente tenha feito a manutenção periódica do veículo numa oficina independente, sempre que essa oficina tenha respeitado as especificações e operações definidas pelo construtor;
- O construtor do veículo apenas pode negar uma reclamação em garantia se for demonstrado que o problema está relacionado com um erro da oficina ou com a utilização de peças de fraca qualidade, tal como especificado na diretriz nº 69 do novo Regulamento;
- O novo Regulamento garante o acesso à informação técnica necessária para realizar as operações de reparação e manutenção, quer às oficinas independentes, quer aos fabricantes de peças não oficiais. O objetivo é promover a concorrência entre as empresas reparadoras, tendo em conta que as operações de reparação e manutenção dos veículos representam, segundo a CE, 40% do custo total de possuir um veículo.
Fonte: Jornal das Oficinas
O que é a garantia de fábrica?
A garantia de fábrica é um compromisso do fabricante do veículo para reparar ou substituir componentes defeituosos sem custo para o proprietário, até aos 3 anos de idade a partir do registo inicial de matrícula. Esta garantia cobre defeitos de fabricação e materiais, mas não inclui desgaste normal ou danos causados por mau uso.
O que é a extensão de garantia?
A extensão de garantia é um serviço adicional que pode adquirir para estender a cobertura do seu veículo para além do período da garantia de fábrica. Esta pode oferecer tranquilidade adicional, cobrindo arranjos potencialmente dispendiosos após o fim da garantia original.
Qual a diferença entre revisões A e B?
Na Mercedes-Benz e AMG o programa de manutenção é feito alternadamente entre o serviço A e o Serviço B, em que o serviço A é designado de serviço menor, e o B que é um serviço maior ou serviço intermédio.
Se a manutenção for regular de acordo com o plano do fabricante, um Serviço A necessita de menos peças e a lista de verificações é menor e por isso tende a ser um serviço de menor custo para o proprietário, por outro lado, num serviço maior como é designada a revisão B, a lista de verificações (check-up) é sempre mais longa, pois vai garantir que a viatura circula sempre em bom estado e por isso é necessário mais tempo para cada serviço, assim como é frequente que nos serviços de revisão B seja necessário a troca do Fluido de travagem, ou a Revisão da caixa automática, ou troca de Velas de ignição (Motores a gasolina), ou a manutenção dos Tetos de Abrir (Sejam panorâmicos ou não), desta forma, ao contrário na revisão A, a Revisão B demora mais tempo e o custo do serviço é normalmente maior porque numa revisão intermédia como a B é necessário a realização de mais serviços do que na A.
Os automóveis Mercedes-Benz e AMG na Europa realizam a manutenção anualmente ou de 25 mil em 25 mil quilómetros, o fator que surgir primeiro indica a necessidade de manutenção, ou seja, realizam a revisão por tempo ou pelos quilómetros.
A primeira manutenção que a viatura realiza é sempre uma A e passados 365 dias ou 25 mil kms, aparece no painel de instrumentos a indicação que faltam X dias ou X quilómetros para a manutenção seguinte e esta será uma B e assim sucessivamente.
Quando é que esta ordem pode mudar?
Quando a viatura passa muito tempo em parqueada ou quando faz muito mais quilómetros do que deveria, no entanto, o painel de instrumentos da sua viatura tem memória e assim que surgir o aviso depois em Oficina conseguimos verificar qual a realidade dos serviços necessários e propomos ao cliente a realização dos mesmos depois de verificarmos quais são exatamente.
Se a manutenção for regular de acordo com o plano do fabricante, um Serviço A necessita de menos peças e a lista de verificações é menor e por isso tende a ser um serviço de menor custo para o proprietário, por outro lado, num serviço maior como é designada a revisão B, a lista de verificações (check-up) é sempre mais longa, pois vai garantir que a viatura circula sempre em bom estado e por isso é necessário mais tempo para cada serviço, assim como é frequente que nos serviços de revisão B seja necessário a troca do Fluido de travagem, ou a Revisão da caixa automática, ou troca de Velas de ignição (Motores a gasolina), ou a manutenção dos Tetos de Abrir (Sejam panorâmicos ou não), desta forma, ao contrário na revisão A, a Revisão B demora mais tempo e o custo do serviço é normalmente maior porque numa revisão intermédia como a B é necessário a realização de mais serviços do que na A.
Os automóveis Mercedes-Benz e AMG na Europa realizam a manutenção anualmente ou de 25 mil em 25 mil quilómetros, o fator que surgir primeiro indica a necessidade de manutenção, ou seja, realizam a revisão por tempo ou pelos quilómetros.
A primeira manutenção que a viatura realiza é sempre uma A e passados 365 dias ou 25 mil kms, aparece no painel de instrumentos a indicação que faltam X dias ou X quilómetros para a manutenção seguinte e esta será uma B e assim sucessivamente.
Quando é que esta ordem pode mudar?
Quando a viatura passa muito tempo em parqueada ou quando faz muito mais quilómetros do que deveria, no entanto, o painel de instrumentos da sua viatura tem memória e assim que surgir o aviso depois em Oficina conseguimos verificar qual a realidade dos serviços necessários e propomos ao cliente a realização dos mesmos depois de verificarmos quais são exatamente.
Como calculamos qual o serviço de revisão necessário à distância?
Dispomos de um calculador desenvolvido por nós aqui no nosso site, na área Manutenção Oficial, basta que coloque a matrícula da viatura e os quilómetros, com base nesta informação e com o acesso ao livro de manutenção digital DSB, o sistema consegue calcular as peças e as operações necessárias e assim fornecer um orçamento imediato para o serviço necessário.
Como posso agendar o meu serviço?
Agendar seu serviço nas oficinas Carretos é fácil e conveniente. Pode escolher entre as seguintes opções:
O sistema de forma automática fornece-lhe o orçamento de revisão de acordo com o plano do fabricante assim como terá acesso a mais serviços que pode adquirir connosco.
- Agendamento online no site oficial da Carretos.
- Ligue para nosso número de atendimento ao cliente.
- Visite-nos pessoalmente numa das nossas oficinas.
O sistema de forma automática fornece-lhe o orçamento de revisão de acordo com o plano do fabricante assim como terá acesso a mais serviços que pode adquirir connosco.
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